Manutenção Preventiva

Primeiramente, o que é uma manutenção preventiva? Manutenção preventiva, como o próprio nome diz, é um processo de manutenção devidamente programado, visando verificar as condições físicas, operação e desgaste dos elementos que compõem um painel elétrico, uma Cabine de Alvenaria etc, de forma a “prever” que estes equipamentos possam causar algum defeito no futuro, ocasionando uma manutenção corretiva, muito mais onerosa.
A principal vantagem da manutenção preventiva é o fato desta poder ser programada, dentro da janela de produção da empresa, onde todos os itens importantes dos painéis e cabines serão verificados com equipamentos específicos que medem de uma forma muito confiável a instalação e condições de operação dos mesmos. Neste caso, os equipamentos com maior desgaste são detectados e podem ser de imediato substituídos antes de provocar uma falha ou defeito que pode ser uma simples parada de proteção para correção da falha ou até mesmo a destruição total do equipamento, causando incêndios e muito mais prejuízos.
Cabe ressaltar que a manutenção preventiva, se bem realizada, diminui drasticamente a incidência da manutenção corretiva, proporcionando os seguintes benefícios:
-
Evita a parada não programada da produção, causando severos prejuízos
-
Evita que um equipamento já desgastado entre em colapso, evitando assim arcos elétricos que podem destruir uma cabine ou um painel, proporcionando tempo de parada e custo de reposição muito mais elevados
-
Evita todo o transtorno de deslocamento de uma equipe de manutenção especializada até o local em horário não programado, sem orçamento prévio muitas vezes em regime de urgência, causando impactos significativos nos custos de manutenção
Em uma Manutenção Preventiva bem elaborada ,efetua-se alguns procedimentos que visam garantir que as cabines e painéis estejam em condições de uso, assim como efetua-se um diagnóstico prévio dos componentes já desgastados. Normalmente, os seguintes procedimentos são adotados:
-
Termografia prévia, visando detectar os pontos de calor que podem indicar pontos de reaperto ou equipamentos já danificados.
-
Reaperto de todos os parafusos das conexões elétricas principalmente. Utilizando-se um torquimetro (não se aperta parafuso sem critério)
-
Se identificado na termografia, efetua-se a troca dos componentes com calor excessivo ou troca dos cabos se não for o caso de reaperto.
-
Limpeza completa da Cabine e painéis
-
Troca dos terminais dos cabos se necessário
-
Medição da resistência de isolação (visando medir desgastes na isolação que possam posteriormente causar arco elétrico e destruição dos equipamentos)
-
Medição da Resistência de contato (visando verificar as condições de condução elétrica dos contatos de disjuntores, chaves seccionadoras etc.)
É importante que a Manutenção Preventiva seja sempre precedida de um planejamento prévio antes da desenergização dos equipamentos, para que o trabalho seja completo e principalmente, dentro do prazo previsto de parada programada.