Aferição de Reles

Basicamente, do que trata a aferição de um rele de proteção?
Um rele de proteção é um equipamento da proteção indireta, no caso de uma cabine de média ou alta tensão é o dispositivo que coleta informações da rede elétrica através de Transformadores de Corrente e Potência e mediante parametrização deste rele em conformidade com o Estudo de Proteção e Seletividade, exerce o desligamento de disjuntores mediante sensibilização desta proteção. Desta forma, do ponto de vista de configuração e parametrização dos equipamentos, há o entendimento que a configuração de proteção está atendida e em um eventual evento elétrico, coberto pelo Estudo de Proteção e parametrização do rele de proteção irão garantir que as proteções irão atuar de forma adequada.
Neste caso, visando certificar a atuação do rele de proteção mediante aos valores de tensão e corrente , utiliza-se um equipamento apropriado, chamado de Caixa de Aferição de Reles. Com esse equipamento, simula-se os valores de tensão e corrente que sensibilizam o rele, e desta forma, é possível testar a proteção do mesmo sem a necessidade do evento elétrico (curto-circuito ou sobrecarga propriamente dito.

Há toda uma gama de testes que podem ser verificados na aferição dos reles, isso é determinado dentro do planejamento dos testes e em posse do Estudo de Seletividade, previamente programado no rele de proteção. Munido destas informações, efetua-se o “Plano de Testes”, do qual cada um dos reles e submetido e no final destes testes, é entregue um relatório ao cliente com os apontamentos de conformidade ou não conformidade, para que este tome as providências caso sejam necessárias.
O Teste de Aferição dos Reles de Proteção é trabalho muito técnico, que deve ser efetuado com um planejamento adequado e comprometido, visto que muitas vezes esse ensaio é realizado durante uma parada programada, desta forma, com um tempo de desligamento previamente programado.
A JCF Engenharia é uma empresa com a experiência necessária para a realização deste tipo de ensaio, visto sua experiência em comissionamentos, elaboração de Estudos de Seletividade e parametrização de reles de proteção.
O laudo deve ser feito por equipamento devidamente aferido, todos os pontos devem ser cuidadosamente documentado e as não conformidades devem ser apontadas para que o cliente efetue as devidas correções, afim de sanar o problema e manter suas instalações em conformidade com as normas técnicas.