Contagem de Partículas

Laudos Técnicos:
- Aferição de Reles de Proteção
- Aterramento e SPDA
- Medição da Resistência de Isolação
-Termografia
- Contagem de Partículas
- Laudo Luminotécnico
- Medição de Ruído
Trata-se de um laudo muito peculiar, onde é exigido em ambientes com controle biológico mais severo, a exemplo de ambientes hospitalares (salas de cirurgia) e laboratórios.
Mas em que consiste essa medição?
Em ambientes controlados, os sistemas de ar condicionado possuem filtros específicos, de controle biológico, chamados de filtros absolutos ou filtros do tipo HEPA. Esses filtros, tem a função de filtrar o ar ambiente que entra nesses ambientes controlados. Quanto melhor a estanqueidade do filtro e suas condições, menor a quantidade de partículas que entram no ambiente de controle.
A medição de partículas deste tipo de ambiente é crucial para verificar a condição dos filtros e sua instalação, principalmente neste tipo de ambiente (sala de cirúrgica) onde o paciente está exposto e todas as condições ambientais devem ser controladas.
Basicamente, o ar que respiramos possui diversas partículas de poeira no ar. As partículas maiores, em geral são mais facilmente filtradas, e quando não são, os pelos do nosso sistema respiratório conseguem reter essas partículas. Quanto menor as partículas, mais difícil é a sua filtragem, tanto pelos filtros do sistema de ar, como os filtros do nosso sistema respiratório e neste caso, as partículas menores que podem ser condutoras de micro organismos podem entrar em nosso corpo, causando doenças.
No caso de ambientes controlados, deve-se respeitar os valores de medição de partículas para determinados ambientes, com a finalidade de se determinar situações de contaminação externa por ventilação não controlada ou irregular. A medição de partículas permite verificar esse tipo de situação e proporcional uma medição corretiva / preventiva eficiente e que pode salvar vidas.