Resistência de Isolação

Laudos Técnicos:
- Aferição de Reles de Proteção
- Aterramento e SPDA
- Medição da Resistência de Isolação
-Termografia
- Contagem de Partículas
- Laudo Luminotécnico
- Medição de Ruído
Trata-se de um importante teste a ser realizado, principalmente em novas instalações ou sempre que após a instalação de novos cabos, painéis e cabines elétricas.
Afinal, o que é resistência de isolação?
Consideramos em elétrica, que não existem materiais isolantes, existem apenas materiais que são mal condutores de eletricidade e usamos esses materiais como isolantes. Por exemplo o ar, sob determinadas condições pode conduzir eletricidade (arco elétrico), porém, como as instalações elétricas e seus respectivos projetos não consideram esse tipo de condução, quando a mesma ocorre, consideramos como uma anormalidade. Definido que materiais isolantes, sob determinadas condições podem atuar como condutores, o que diferencia um condutor de um isolante de um condutor é sua resistência.
Desta maneira, medimos o valor da resistência de isolação entre dois pontos que devem estar isolados entre si, ou seja, os valores de resistência elétrica deve ser alto entre os mesmos de forma a garantir, que quando passar eletricidade por esses pontos, não haverá nenhum curto-circuito ou mesmo a incidência de um arco elétrico, logo, quanto maior a resistência de isolação, menos condutor esses caminhos serão.
Para a medição da resistência de isolação, consideramos sempre:
-
Valor da tensão que será conduzida pelos pontos de prova
-
Valor da resistência de isolação mínima de segurança previsto em normas para esses dois pontos
-
Quais pontos testados da instalação estão sujeitos ao rompimento da isolação e devem ser testados.
Baseado nestas informações, conecta-se o equipamento responsável por efetuar esse tipo de teste e efetua-se os testes, conforme previstos em norma. É importante que o equipamento esteja devidamente aferido, para garantir com segurança a instalação.
A Medição da Resistência de Isolação são sempre recomendados para novas instalações ou quando houve necessidade de intervenções. Seu principal objetivo é garantir que quando esses condutores forem energizados, não haverá rompimento da isolação e consequentemente um arco elétrico que possa danificar as instalações ou ser um perigo para os usuários.